Se você chegou até esse artigo é porque está em busca de um modelo de câmera para a sua segurança. Porém, ao iniciar sua procura, se deparou com inúmeras opções de marcas, modelos e características diferentes, correto?
Pois é, não se assuste! Criamos esse conteúdo especialmente para usuários como você, que ainda não sabem ao certo o que avaliar na hora de comprar sua câmera de segurança.
Como sabemos, esse tipo de equipamento é extremamente útil para manter seu negócio ou o ambiente residencial seguro e com monitoramento.
No entanto, como escolher sua câmera de segurança?
Antes de qualquer coisa, precisamos entender uma particularidade básica que diferencia alguns modelos: a tecnologia.
A tecnologia da câmera impacta diretamente a funcionalidade e qualidade. Sabia que existe a câmera analógica, câmera Wi-Fi e a câmera IP? Vamos entender sobre a diferença dos modelos abaixo.
Analógica, Wi-Fi ou IP?
Você sabe a diferença entre um modelo e o outro?
- Analógico: o modelo analógico é simples e mais em conta, porém, requer também uma série de equipamentos para sua instalação e gravação das imagens. Funciona através da captação de ondas (áudio ou vídeo) na sua forma original que são processadas e gravadas.
É necessário de um gravador digital (DVR) e cabo coaxial ou balun e cabo UTP para realizar a gravação e captura das imagens. E o melhor é que são compatíveis produtos de segurança de fabricante diferentes.
O modelo pode ser instalado direto na rede elétrica, mas deve acompanhar também de cabos de som, vídeo e um monitor, nesse caso, o mais indicado é contar com a ajuda de um profissional para sua instalação.
- Wi-Fi: esse modelo gera praticidade. São plug and play, ou seja, basta conectar na tomada e configurar e, por isso, pode levar para qualquer lugar. Permite gravar as imagens em cartão de memória e acessar direto no aplicativo do celular. Além de cuidar da segurança do local, é uma ótima opção para usar como babá eletrônica ou para cuidar de pessoas que necessitam de atenção.
- IP: esse modelo é o mais moderno e possui sistema com acesso à internet via cabo de rede, o que permite que as gravações sejam enviadas simultaneamente para o smartphone, computador e salvar automaticamente na rede.
A ampliação do sistema também é rápido e fácil, basta interligar dois grupos de câmeras em apenas 1 cabo. O sistema IP oferece funções complexas, alta performance das câmeras e resolução de até 12 MP, o que não é possível no sistema analógico.
O modelo IP requer menos cabos por possuir PoE, pois não é necessário levar o cabo da câmera até o gravador já que os equipamentos são conectados à rede. A tecnologia IP evita interferências e ruídos, o que garante máxima qualidade de vídeo.
E a qualidade das imagens?
Os modelos possuem boa visibilidade nas imagens, porém, os modelos mais modernos com tecnologia IP e as câmeras Full HD 1080p entregam uma imagem de melhor qualidade.
Já as câmeras analógicas devem ser instaladas em ambientes com boa luminosidade e de preferência com pouca distância do local a ser monitorado.
Qual modelo comprar?
Agora que você já entendeu a diferença entre os modelos, confira abaixo uma relação de alguns itens que deve levar em consideração na hora de escolher sua câmera de segurança:
- Qualidade das imagens;
- Facilidade no acesso às gravações;
- Instalação;
- Melhor custo-benefício;
Você pode conferir uma grande variedade de modelos e marcas no site da NetAlarmes.
Tem dúvidas sobre quais os itens essenciais para a segurança da sua residência ou comércio, acesse agora o artigo completo aqui e tire todas as suas dúvidas!