

Quando o assunto é segurança, toda ajuda é bem-vinda. A criminalidade presente no país nos faz manter a cautela constantemente, por isso, empresários têm investido cada vez mais na segurança do seu negócio, do estabelecimento e, principalmente, da sua família e funcionários.
Além de trabalhar diariamente para manter a rentabilidade do negócio, é necessário também, se preocupar com a segurança física da sua propriedade.
Empresas que possuem armazenamento de estoque interno, equipamentos eletrônicos, ou mesmo uma simples reserva de caixa, precisam ficar atentas à entrada de possíveis invasores.
Geralmente, a instalação de cercas elétricas é um excelente inibidor de tais invasões. Descubra nesse artigo as principais particularidades das cercas elétricas para o seu estabelecimento e como escolher a opção mais adequada ao seu negócio.
Antes de qualquer coisa, é necessário compreender a funcionalidade básica de uma cerca elétrica e sua aplicabilidade, vamos lá?
Como funciona uma cerca elétrica?
A cerca elétrica ou eletrificador (nome técnico), é um equipamento de segurança desenvolvido para realizar a proteção dos mais diversos locais contra possíveis invasores.
O equipamento é comumente utilizado em condomínios residenciais, casas, ou mesmo estabelecimentos comerciais.
A tensão elétrica que passa por meio da cerca é capaz de provocar choques leves ou até mais intensos.
Inclusive, esse tema faz parte da regulamentação do equipamento no Brasil. Você sabe o que é permitido ao instalar uma cerca elétrica?
Uso de cerca elétrica: o que é permitido?
O que poucas pessoas sabem é que ao comprar sua cerca elétrica, é necessário ficar atento a alguns detalhes, isso em função da Lei de Regulamentação sobre o uso de cercas elétricas.
A Lei Nº 13.477, foi sancionada em 30 de agosto de 2017 e trata dos seguintes aspectos:
I – o primeiro fio eletrificado deverá estar a uma altura compatível com a finalidade da cerca eletrificada;
II – em áreas urbanas, deverá ser observada uma altura mínima, a partir do solo, que minimize o risco de choque acidental em moradores e em usuários das vias públicas;
III – o equipamento instalado para energizar a cerca deverá prover choque pulsativo em corrente contínua, com amperagem que não seja mortal, em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
IV – deverão ser fixadas, em lugar visível, em ambos os lados da cerca eletrificada, placas de aviso que alertem sobre o perigo iminente de choque e que contenham símbolos que possibilitem a sua compreensão por pessoas analfabetas;
V – a instalação de cercas eletrificadas próximas a recipientes de gás liquefeito de petróleo deve obedecer às normas da ABNT.
Em caso de descumprimento de algum dos itens, está previsto multa de R$5.000 para síndicos e proprietários de imóveis e de até R$10.000 para técnicos de instalação.
Agora que conhecemos os conceitos básicos de uma cerca elétrica, como sua função e os princípios legais para instalação. Vamos entender melhor suas particularidades?
Quais são os tipos de cerca elétrica?
Dentre os eletrificadores, existem 2 opções para instalação, a cerca elétrica monitorada e a não monitorada. Vamos entender melhor a diferença entre cada uma?
Cerca Elétrica Monitorada:
Trata-se de um equipamento que possui integração com a central de alarme e ainda, o equipamento ainda possibilita conexão direta com a empresa de monitoramento responsável pela segurança do local, caso possua.
Ao disparar o alarme, a empresa receberá um sinal de alerta sobre possível problemas com a segurança do ambiente.
Cerca Elétrica Não Monitorada:
Esta, por sua vez, trata-se de uma cerca eletrificada, porém sem integração com central de alarme e afins.
Além disso, se você é daqueles que coloca a segurança em primeiro lugar, existe uma maneira de aumentar ainda mais a barreira contra invasores fazendo uso das concertinas.
Concertinas:
As concertinas, são cercas produzidas em aço, possuem o formato de espiral e possuem espetos acoplados em sua superfície, com a instalação adequada, em conjunto a uma cerca elétrica, a concertina absorve a corrente elétrica proporcionando dupla proteção para o seu estabelecimento comercial.
Como escolher a cerca elétrica para o meu estabelecimento?
Agora que você já conhece os tipos de cerca elétrica, algumas dúvidas como: qual o modelo ideal para o meu negócio e quais aspectos devo me atentar ao realizar a compra, são dúvidas frequentes.
Separamos abaixo 3 dicas que podem te ajudar no momento da escolha:
- Entenda o grau de segurança que sua propriedade precisa, leve em consideração localidade do estabelecimento e índices de criminalidade da região. Ou seja, se o índice for alto, o ideal é contar com a máxima proteção possível;
- Na hora da compra, fique atento a metragem do seu muro e se a quantidade adquirida será suficiente para instalar em toda a superfície disponível;
- Conte com a ajuda de um técnico especialista com o conhecimento adequado para realizar a instalação;
Após essas análises, basta escolher a sua cerca elétrica e agendar a instalação! A NetAlarmes possui uma vasta gama de produtos do segmento, confira os modelos disponíveis aqui.
Confira também a matéria com os mitos e verdades sobre a cerca elétrica.
2 comentários sobre “Cerca Elétrica para o seu imóvel: como escolher?”
Comentários estão encerrado.