Checklist para uma casa inteligente

Checklist para uma casa inteligente

O termo casa inteligente ganhou muito destaque nos últimos anos e, com isso, um universo de possibilidades surgiu.

Surgiu também uma dúvida, afinal: como transformar uma casa comum em uma casa inteligente?

Neste artigo, você vai conhecer as possibilidades e facilidades de contar com essa tecnologia, além disso, criamos um checklist dos principais itens que podem te ajudar a transformar sua casa em uma casa inteligente

Porém, antes, é necessário compreender do que se trata uma casa inteligente. 

O que é uma casa inteligente?

Trata-se de dispositivos eletrônicos que possuem um sistema de automação.

Além disso, muitos dos dispositivos possuem acesso à uma rede Wi-fi, ou seja, podem ser ativados ou desativados de forma remota. 

Em geral, também é possível programar determinadas atividades, como por exemplo: acender as luzes às 19h, mudar a tonalidade das luzes no período noturno, dentre inúmeras outras possibilidades. 

As vantagens de uma casa inteligente

Ligar e desligar aparelhos de forma remota, trocar a luz ambiente com um simples comando de voz, controlar o acesso à sua residência por meio de uma digital…

Essas são apenas algumas das vantagens que essa tecnologia nos permite. 

Contar com uma casa inteligente é contar também com mais autonomia, controle e comodidade em suas atividades diárias. 

Isso porque, os dispositivos geralmente são conectados por meio de uma rede Wi-fi, possibilitando o controle de todos os equipamentos de forma remota, apenas com o uso de um smartphone. 

Além disso, muitos dos dispositivos possuem integração com as famosas assistentes virtuais, possibilitando seu acionamento apenas com o comando da sua voz. 

Este também pode ser um importante aliado na redução de energia, eliminando aquela dúvida constante se determinado aparelho foi desligado ou não. 

Confira agora, um checklist com 5 itens que podem ajudar a transformar sua casa em uma casa inteligente.

Checklist 5 itens para ter uma casa inteligente 

Adaptador de tomada Wi-fi: 

Ao contrário do que muitos imaginam, não é necessário substituir todos os seus equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos para conquistar autonomia em suas atividades diárias. 

O adaptador de tomada Wi-fi é um exemplo disso, com um ótimo custo-benefício, o item possibilita a adaptação dos equipamentos que você já possui em equipamentos inteligentes. 

Seu acionamento pode ser realizado por meio de um aplicativo para dispositivos móveis ou por meio do comando de voz, além disso, podem ser conectados à sua assistente virtual também. 

Lâmpada inteligente

A lâmpada inteligente possui fácil instalação e configuração, a instalação é realizada como uma lâmpada normal, sendo necessário apenas conectar o aparelho à uma rede Wi-fi. 

Depois disso, você pode conectar o tem à assistente virtual também, possibilitando seu acionamento por comandos de voz.

Possui diferentes tonalidades de iluminação e ainda contam com sistema de programação, sendo possível programar a ativação das luzes para determinado horário do dia. 

Fechadura Digital

Quem nunca se esqueceu das chaves de casa dentro do carro, no escritório ou mesmo às perdeu dentro da bolsa? 

Pois é, com uma fechadura digital, com acionamento por meio da biometria, esse é um problema que realmente ficou no passado. 

A fechadura digital permite o cadastro de diversos usuários, criação de senhas ilimitadas e alguns modelos contam ainda com abertura remota, por meio do aplicativo. 

Câmera de segurança inteligente

Monitorar o quarto de bebê ou mesmo acompanhar a rotina do seu pet enquanto você está fora, a câmera de segurança inteligente permite o acompanhamento em tempo real, mesmo quando você não pode estar presente fisicamente. 

Alguns modelos contam ainda com sensor de movimento, facilitando ainda mais o seu monitoramento. 

Assistente virtual

No decorrer deste artigo este aparelho foi citado por diversas vezes, isso porque, contar com uma assistente virtual na transformação de uma casa inteligente é essencial. 

Além de todas as integrações que esse item permite, a assistente virtual pode te ajudar com lembretes do dia-a-dia, tocar música e outros.

Conclusão

Agora que já conhecemos todas as vantagens de uma casa virtual e os itens essenciais dessa transformação, é o momento de colocar tudo em prática. 

Pesquise os melhores modelos e transforme sua casa, em uma casa inteligente. 


Voltar ao Topo