Como funciona o Automatizador de Portão

Como funciona o Automatizador de Portão

Mais conhecido como, Motor de Portão Eletrônico, veja como funciona. O portão eletrônico é uma medida de segurança básica nos dias de hoje. A solução é uma instalação considerada simples, que funciona através de um acionamento automático, fazendo com que as pessoas não precisem realizar qualquer esforço manual para abrir ou fechar esses portões.

O funcionamento desse mecanismo, no entanto, é um processo interessante para se conhecer. Seja para profissionais de segurança ou até mesmo proprietários,  é possível obter um melhor desempenho desses motores, prevenir danos comuns através de um melhor uso do motor de portão eletrônico e, dependendo da experiência, até realizar pequenos reparos no dispositivo.

Tipos de Motor Para Portão Eletrônico

Atualmente, o mercado de automação oferece basicamente três tipos de abertura e três tipos de motor elétrico para portão. Cada um dos modelos opera de modo único, sendo preciso realizar modos de instalação diferentes para cada funcionamento.

Portão Basculanteportão basculante

O portão basculante é aquele que possui uma abertura elevando uma folha único do portão. O movimento realizado neste formato é considerado o que mais economiza espaço em uma garagem. Isso acontece porque o portão sobe e ocupa um espaço em uma área que, na teoria, não possui qualquer objeto ou trajeto.

O motor para portão basculante funciona com um mecanismo que inclui contrapesos e cabos de aço, por isso quando ele é acionado, uma barra de torção, praticamente o elemento central do portão, começa a funcionar fazendo com que o portão se eleve ou abaixe gradativamente, mantendo o equilíbrio e o peso. O movimento é feito com os cabos de força que puxam o portão lentamente, sem causar vibrações ou solavancos.

O modo mais comum de instalação desses motores é feito nas laterais, um de cada lado, para que o portão não tenha qualquer tipo de desnível ou um esforço além do comum. Em casos de portões muito largos ou pesados, um rolamento adicional é posto na parte central do portão, para não sobrecarregar o motor de portão eletrônico basculante, nem causar qualquer comprometimento do próprio portão.

Portão Deslizante

portão deslizante

Considerada a segunda melhor escolha para quem vai automatizar a entrada, o motor de portão eletrônico para portão deslizante, ou portão de correr, também é uma boa opção, ainda que criteriosa. Considerado fácil de instalar e geralmente utilizando apenas um único motor de portão, o formato funciona de modo simples e objetivo, porém carece de uma precisão muito maior na questão de peso e alinhamento, para que a vida útil do motor seja longa – caso contrário, tanto o desempenho da abertura quanto a durabilidade do motor podem ser comprometidos.

Para funcionar, o portão deslizante precisa, obviamente, do automatizador de portão, que aciona uma engrenagem conectada uma régua, chamada de cremalheira, que nada mais é do que um trilho dentado. Mediante o funcionamento, essa engrenagem faz com que a cremalheira realize seu movimento retilíneo, empurrando ou puxando o portão.

O revés deste formato é que a grande maioria dos portões deslizantes, ou portão de correr, não foram desenvolvidos para serem movimentados por um motor elétrico para portão. Isso significa que o desafio dos instaladores está relacionado ao peso do portão e força necessária para o motor movimentá-lo. Se isso não for considerado, ambos podem ter uma vida útil menor, tanto o portão, quanto o motor elétrico.

Portão Pivotante

portão pivotante

É a opção mais incomum para automatização, ainda que funcione sem problemas quando devidamente instalado. Segundo os instaladores, o formato geralmente é instalado apenas quando os proprietários fazem questão de manter o portão antigo.  A instalação e funcionamento do motor para portão pivotante é a mais complexa dos três por diferentes fatores.

O primeiro deles é o próprio peso. Quando é instalado um motor nesses portões, na verdade são postos um motor em cada uma das bandas. Esse motor de portão eletrônico aumenta significativamente o peso do portão, fazendo com que mais força seja necessária para fazer o fechamento/abertura.

Essa relação de força empregada comumente diminui o tempo de vida do portão, tornando-o cada vez mais fraco de acordo com o uso. Por isso, também é comum trocar o sistema comum de pivô por um que funcione girando sobre rolamentos.

Da mesma forma, outra questão importante é o tamanho do portão, já que, quanto mais largas as bandas, mais forte deve ser o motor, sendo, consequentemente, mais pesado, acima de tudo essas pequenas complicações fazem com que os proprietários que optam pela automatização deste portão contratem também um serviço de manutenção mais prolongado.

Vou deixar aqui alguns links que, provavelmente, você vai adorar ver.

Certamente, depois de ler este artigo você gostaria de saber onde encontrar materiais, para todos os tipos de portão citados acima.

Eu te respondo, Clique nos Links abaixo para saber mais sobre:

Motor Elétrico para Portão Pivotante

Motor elétrico para Portão Basculante

Motor Elétrico para Portão Deslizante

Ou, finalmente, então, acesse já o site da Net Alarmes para saber mais sobre Todos os tipos de Motores para Portão

Saiba Também:

Inibidor de Acesso –  O que é isso ?

4 comentários sobre “Como funciona o Automatizador de Portão

Comentários estão encerrado.

Voltar ao Topo