Confira como se proteger corretamente dos hackers

Confira como se proteger corretamente dos hackers

Nos dias de hoje, quando se trata de segurança e proteção de patrimônio, o assunto não se limita apenas à parte física, com alarmes residenciais, câmeras de vigilância e portões automático. Além de todos esses equipamentos essenciais para a proteção da residência, é preciso levar em conta também as atividades no mundo virtual. Se proteger corretamente na internet é o caminho para evitar problemas como clone de cartões de crédito, roubo de senhas ou os famosos ataques hackers.

E, como todo mundo sabe, a oportunidade acaba por fazer um criminoso tomar proveito, então, cabe ao usuário fazer da sua internet um lugar mais seguro. Isso significa que é possível vigiar e proteger a internet, assim como se protege uma casa com alarmes residenciais e câmeras de segurança. Sem contar que muitas dessas práticas são ações que partem do próprio comportamento do usuário e que ele mesmo pode resolver, exemplo:

Instale um antivírus

 

Atualmente, não há motivo para não se ter um bom antivírus. Gratuitos e feitos por grandes empresas, é possível fazer o download de um programa de proteção reconhecido e que realmente trabalhe para proteger seu computador e sua internet de grande parte dos vírus. Alguns especialistas (e também os sabichões) afirmam que o antivírus não ajuda em nada em casa de ataques hackers, mas a verdade é que esses programas agem muito bem contra uma grande leva de arquivos e sites maliciosos, trabalhando, por exemplo, para que seu computador não baixe a guarda e deixe suas defesas mais fracas.

É possível comparar um antivírus como um alarme residencial também. Assim que algum arquivo ou site malicioso tentar agir em seu computador, o antivírus será acionado e exibirá uma notificação acerca do ocorrido, o que já ajuda o usuário a decidir o que fazer.

Atualize seu sistema operacional

 

As grandes empresas também trabalham duro para que seus sistemas operacionais estejam sempre, e cada vez mais, seguros. Atualizar o sistema significa deixar o seu computador com a última versão testada pela empresa. Apesar de ser altamente recomendado, também é possível que esta ação acabe por dar errado, isso porque grandes atualizações de sistema também podem conter erros graves (de segurança ou não). Sendo assim, o ideal é ficar atento, as atualizações rotineiras, deixe que o próprio computador faça, mas se souber de grandes atualizações para o sistema, vale a pena pesquisar para saber de possíveis problemas.

Use senhas fortes

 

Isso vale para tudo. Senha do celular, senha de acesso ao computador, senha do wifi… Ter senhas fortes significa dificultar a vida de qualquer hacker. Além de providenciar senhas fortes o ideal é ter várias senhas diferentes para os diferentes tipos de serviço. Por mais que pareça algo supérfluo, mais de 60% das pessoas usam a mesma senha para diferentes serviços. Quem usa apenas uma senha para tudo, se, por algum motivo, acaba tendo essa senha exposta, terá todos os seus serviços vulneráveis.

Não use software pirata

No Brasil (e no mundo também), software pirata é uma realidade. Além de ser crime, as chances de infectar um computador utilizando software pirata é bem grande. E o pior de tudo, ao fazer isso, o usuário nem tem para quem reclamar. Atualmente, é muito fácil encontrar serviços gratuitos similares a praticamente qualquer tipo de software. Vale muito pesquisar tal serviço ou, se ainda assim ele não existir de forma gratuita, com certeza há uma versão compatível com preço mais acessível.

Ative as configurações de segurança recomendadas

Todo computador utiliza um sistema operacional que adverte acerca de boas práticas e configurações que protegem o computador. Sabe aquela mensagem que aparece e você dá “ok” sem ler? Pois é, pode até ser essa mesmo. Quando estiver instalando ou atualizando seu sistema operacional, procure ler todas as mensagens e siga as recomendações de segurança. Veja esta prática como um vigia ou segurança particular visitando sua casa e dizendo como e onde colocar um kit de segurança com câmeras de vigilância e alarme de segurança. Com certeza será útil.

Voltar ao Topo