Mitos e verdades sobre a Cerca elétrica

Mitos e verdades sobre a Cerca elétrica

Você precisa saber as verdades sobre a cerca elétrica antes de instalar uma!

Descubra Aqui os Mitos e verdades sobre a Cerca elétrica.
Cerca elétrica
é uma solução cada vez mais comum na proteção de imóveis, sejam eles estabelecimentos comerciais ou residenciais. Com alto índice de satisfação e sem violar o apelo estético de propriedades, a proteção é um recurso que requer cuidados especiais e uma preparação profissional para a instalação.

Essas características fizeram com que muitos boatos surgissem, alguns deles até com certo fundamento, resultando em muitas dúvidas. Para que você não tenha esse problema, aqui seguem alguns mitos e verdades !

Aumenta muito o valor da conta de energia?

E aí, oque você acha cerca elétrica gasta muita energia ?

Talvez o mito mais comumente ouvido a respeito da cerca elétrica. A resposta para quem tem essa é dúvida é: não, não vai aumentar a sua conta de energia elétrica consideravelmente ! Para atestar isso, basta se ater aos números. Com uma instalação propriamente realizada, o sistema de proteção com uma central de choque deve consumir cerca de 3,6 Kw por mês. Para uma comparação mais didática, isso consumo é o equivalente ao de um pequeno rádio relógio.

Duas coisas fazem com que esse mito seja bastante difundido. O primeiro deles é devido ao número de tensão que uma cerca elétrica possui, fazendo com que muitas pessoas associem ao alto consumo. O segundo é a própria extensão física dos fios, que geralmente ladeiam um imóvel, fazendo com o senso comum acredite que toda aquela metragem de fios está consumindo energia.

Pode matar?

Esta é uma afirmação bastante polêmica. A verdade sobre a cerca elétrica é, não, ela não pode matar. O seu sistema de distribuição de energia funciona de modo que os fios da cerca elétrica não possuam amperagem ou corrente de carga. Quando devidamente instaladas com uma central de choque, o sistema é feito para que a tensão da cerca seja pulsativa, impedindo que qualquer pessoa ou animal fique preso nos fios.

Uma cerca elétrica trabalha com tensão de 8 mil volts. É um número alto, porém, o que acontece de errado não é por condições da cerca elétrica, mas sim do tipo de instalação que é feito no imóvel. No Brasil, duas ações alimentam esse tipo de mito sobre a cerca elétrica ser letal.

O primeiro deles é a famosa “gambiarra” ou “jeitinho brasileiro” na instalação. Muitos instaladores não qualificados oferecem o serviço como um “diferencial” para serviços relacionados. Exemplo, uma pessoa que instala automatizadores de portões, conhecidos como motor de portão eletrônico (e isso serve para quaisquer outros profissionais), algumas vezes, se aventuram prestando o serviço de instalação de cerca elétrica e o fazem com base em conhecimento raso e geralmente, acabam por usar a rede de energia elétrica do imóvel para alimentar a cerca.

A outra razão, muitas vezes, parte do proprietário, que busca minimizar os gastos na instalação, recorrendo a esses instaladores não-especializados, ou até mesmo fazendo por conta, e cometendo os erros comuns que tornam a cerca elétrica perigosa.

Por isso, somando a alta tensão da cerca elétrica junto instalações que não seguem o formato correto, o resultado é a existência de acidentes com a cerca, e muita gente acabando por acreditar que todas as cercas elétricas são letais.

Só é preciso cortar um fio para inutilizar ela toda?

Outro mito que visa deturpar a utilidade da cerca elétrica. A verdade é que os sistemas utilizados atualmente nas cercas elétricas têm como primeira ação sinalizar qualquer rompimento de fios de inox em toda a cerca.

Seja qual for o motivo, quando um fio é rompido ou cortado, uma sirene 12v é ativada pela central de choque, no intuito de informar os responsáveis pela segurança e, claro, afugentar um possível invasor.

Em caso de queda de energia, ela se torna inútil

Assim como alguns outros mitos, o funcionamento correto, não permite que ela fique sem energia mesmo depois do rompimento do abastecimento. Isso porque a instalação correta utiliza uma bateria estacionária que funciona como uma bateria de nobreak, bateria 12v 7a para o sistema da cerca, fazendo com que ela se mantenha ativa e em pleno funcionamento por até 12 horas.

O mito ganha fama exatamente por haver instalação feitas de modo incorreto, em que a ausência da bateria faz com que a cerca não tenha de onde tirar energia para se manter funcionando.

É proibida por lei ?

Mais um mito que se dá que, na verdade, é ao contrário. Hoje, no Brasil, não há uma legislação específica que delimita como deve ou não ser feita a instalação. Porém, no intuito de padronizar ou tornar o meio mais seguro para os proprietários, alguns municípios acabam por seguir algumas normas técnicas que tornam padrão um conjunto de medidas que tornam a instalação segura.

Mas e aí, quer ver algo Top ?

Quem é que não se preocupa com a segurança e o bem-estar de seus familiares, colaboradores ou patrimônios não é mesmo? E não é para menos! A verdade é que segurança é um dos aspectos básicos que podem garantir uma vida tranquila e estável para as pessoas e locais os quais temos apreço. E é essa segurança que a NetAlarmes traz para você.

Da uma olhada nesses kits de Cerca Elétrica sob medida para segurança sua e de toda sua família

KIT CERCA ELÉTRICA GCP SMD CR 120 METROS DE MURO

Kit cerca elétrica gcp smd cr 120 metros de muro - Net Alarmes
Kit cerca elétrica gcp smd cr 120 metros de muro – Net Alarmes

Quer saber O que deve conter em um Kit de cerca elétrica?

Clique Aqui

Saiba Mais

Sistemas de Segurança eletrônica: 4 dicas para proteger seu imóvel

Qual o melhor gravador de imagens: DVR, NVR ou HVR?

Lentes para câmera de segurança CFTV: Saiba a diferença entre elas

Tem mais alguma dúvida? deixe seu comentário e responderemos.

Até a próxima!

5 comentários sobre “Mitos e verdades sobre a Cerca elétrica

Comentários estão encerrado.

Voltar ao Topo