Quais tipos de interfone existem no mercado?

Quais tipos de interfone existem no mercado?

Primeiramente há no mercado uma infinidade de modelos de equipamentos para Interfonia destinados aos mais diversos tamanhos de condomínios. Em segundo lugar há sistemas que possibilitam aos moradores apenas se comunicarem com os visitantes, bem como sistemas um pouco mais sofisticados que permitem também controlar dispositivos de abertura de portas. Dentre todos os tipos de sistemas de Interfonia condominial existentes, falaremos aqui sobre os quatro mais utilizados:

1- Interfone coletivo (Painel com teclas individuais para cada residência)

Nesse modelo de interfone coletivo o visitante encontra um painel com uma tecla para cada residência. Para chamar a residência desejada, basta pressionar a tecla correspondente.

2- Porteiro eletrônico com uma única tecla

Nesse modelo de uma unica tecla sempre haverá a figura do vigia ou porteiro para atender o visitante. Ele é quem fará a comunicação com os moradores.

3- Porteiro eletrônico com teclado numérico

A princípio esse é o modelo mais utilizado nos condomínios, pois permite aos visitantes que eles mesmos teclem o número da residência desejada. Nesse sentido além da praticidade, o condomínio elimina o alto custo de manter vigias 24 horas/dia para intermediar a comunicação entre moradores e visitantes.

Todos os modelos acima citados são cabeados, portanto, demandam mão-de-obra intensa para a instalação e alto custo de manutenção. Além disso, para a passagem dos cabos é necessário prever eletrodutos que conectem cada apartamento a central de Interfonia, o que não é utilizado no sistema que abordaremos a seguir.

4- Interfonia celular

A cada dia novas construtoras, síndicos e condôminos descobrem as enormes vantagens da Interfonia celular. Em outras palavras por ser uma tecnologia disruptiva, a solução ainda não é muito difundida, especialmente pelos seguintes motivos:

  • Baixo custo de instalação

A princípio um sistema de Interfonia tradicional (cabeada) com algumas poucas dezenas de apartamentos exigirá uma verdadeira pilha de equipamentos, fios e até eletrodutos, além de muitas horas de mão-de-obra especializada para a sua instalação. Serão necessários uma central de interfone, um painel de rua, um interfone para cada residência, quilômetros de cabos para conectar cada interfone à central e eletrodutos para todas essas conexões.

Na interfonia celular tudo isso é substituído por apenas dois equipamentos: painel de rua e central de interfone celular, que normalmente são instaladas muito próximas, exigindo apenas um pequeno cabo para interconectá-las.

  •  Baixo custo de manutenção

Primeiramente por utilizar um número muito reduzido de equipamentos (geralmente apenas um painel de rua e a central de interfonia celular), os interfones celulares apresentam um baixíssimo índice de defeitos. Além disso, o cabeamento necessário para o sistema convencional apresenta recorrentemente defeitos de conexão originados normalmente por umidade, oxidação de emendas de fios e até mesmo danos na isolação dos cabos causados por roedores.

  • Mobilidade

Primeiramente com o interfone celular os moradores podem atender visitantes, prestadores de serviço ou entregadores aonde estiverem, seja em casa, no trabalho ou até mesmo na praia. Ou seja com um comando no seu telefone é possível permitir a entrada no condomínio.

Interfones celulares da Pináculo

A nova geração de interfones celulares da Pináculo normalmente é instalada na configuração com painel de rua, o que permite aos próprios visitantes teclarem os números das residências. Apesar disso pode-se também optar por ambas simultaneamente, o visitante decide se ele mesmo tecla o número da residência ou se solicita ajuda para o porteiro.

Modelo MP-1T

Acima de tudo este modelo de interfone celular possui apenas uma conexão, que poderá ser utilizada para conectar um painel de rua. Ainda assim se o condomínio não possuir a figura do vigia na guarita, o visitante deverá teclar o número da residência desejada. Ou seja se o condomínio optar pela comunicação sempre através do vigia, então deve-se conectar um aparelho de telefone convencional nesta conexão do equipamento. Neste caso o vigia teclará no aparelho apenas o número do apartamento para se comunicar com os moradores. Além disso, os moradores mantêm a privacidade dos seus números de telefones.

Modelo MP-2T

Primeiramente este modelo de interfone celular possui duas conexões que permitem conectar um painel de rua e um aparelho de telefone convencional. Desta forma, o visitante poderá teclar diretamente o número da residência ou chamar o vigia através da tecla “Portaria”. Ou seja também é possível conectar 2 painéis de rua para atender os condomínios com maior nível de segurança e que utilizam o sistema conhecido por eclusa ou gaiola.

Na hora de adquirir, substituir ou consertar o sistema de Interfonia do seu condomínio avalie bem qual a melhor alternativa. Você encontrará outros conteúdos relevantes acessando o nosso blog.

Saiba mais

Principais tipos de alarmes residenciais

Veja como utilizar kits de Solução em Segurança

Aprenda em casa como codificar controle de portão eletrônico

Voltar ao Topo
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE