7 Sinais de que você precisa de mais segurança em casa

7 Sinais de que você precisa de mais segurança em casa
Confira os 7 sinais de que você e sua família precisam de mais segurança em casa.

Proteger seus bens e sua família é um dos objetivos principais da maioria das pessoas, motivo que nos faz refletir frequentemente: realmente estamos seguros? 

Neste artigo, separamos alguns sinais que podem indicar se é o momento de reforçar a segurança da sua casa. 

O crescimento das cidades

Estamos em constante mudança, cidades que há alguns anos eram pequenas aumentaram sua população e expandiram seu território. Grandes centros urbanos aumentaram proporcionalmente. 

De acordo com artigo publicado pelo site Wri Brasil “Oito em cada dez de nós, brasileiros e brasileiras, vivemos em áreas urbanas.

Áreas essas que passaram por uma urbanização acelerada: nas últimas seis décadas, passamos de 70,2 milhões para 209,3 milhões, e a população urbana subiu de 44% para os atuais 85%.”

Planejamento urbano e a segurança

Sem o conhecimento adequado, podemos pensar que crescimento por crescimento é bom para todos, correto? Errado, infelizmente na prática funciona um pouco diferente. 

Isso porque, para que o crescimento seja realmente sustentável é necessário que venha acoplado com um planejamento urbano eficaz, que resolva questões como desigualdade, economia, projetos ambientais e é claro, a segurança urbana. 

Dessa maneira, o poder público tem grandes questões para resolver, atualmente 18 planos diretores tratam do assunto. 

Questões que se arrastam ao longo de muitos anos e nos fazem questionar quais medidas podemos tomar, individualmente. 

Estamos seguros em casa? 

Como consequência das questões abordadas acima, o número da criminalidade no país também disparou e como reflexo, nos trouxe muita insegurança. 

Além disso, grandes centros urbanos requerem cada vez mais cuidado e algumas pacatas cidades, deixaram de ser tão pacatas assim. 

Por isso, é preciso conseguir identificar os sinais que podem te ajudar a identificar se você precisa de mais segurança para a sua casa.

7 sinais de que você precisa de mais segurança para sua casa

Abaixo listamos os 7 principais pontos de atenção que podem te ajudar a decidir se é o momento de reforçar a segurança da sua casa

1. Casas vazias na vizinhança

Você possui um bom relacionamento com seus vizinhos? Possuir uma rede de apoio para possíveis inconvenientes é crucial, além disso, conseguir identificar quando seus vizinhos estão de mudança é muito importante. 

Afinal, serão terrenos/residências que podem ficar vazios por um longo período, o que diminui a segurança da sua casa, por consequência.

2. Circulação de pessoas desconhecidas no bairro

Sua casa possui um sistema de câmeras de vigilância? É muito importante acompanhar a movimentação na frente da sua residência nos horários noturnos e, principalmente, em momentos de ausência, quando não há ninguém no local. 

Isso pode ajudar a perceber atitudes suspeitas, que possam colocar a sua segurança e a da sua família em risco. 

3. Longos períodos fora de casa

Se você costuma se ausentar por longos períodos, atenção! Infelizmente se sua casa não possui um sistema de segurança completo, esse indicador pode ser um prato cheio para visitantes indesejados. 

4. Roubos e assaltos recentes no bairro 

Seu bairro costuma ser alvo frequente dos bandidos? Se sim, todo cuidado é pouco e este deve ser um dos principais sinais a se analisar. 

Em geral, são locais que estão vulneráveis de alguma maneira e já possuem uma sondagem precedente de horários de entrada e saída dos moradores. 

5. Objetos de valor guardados em casa

Possuir objetos de alto valor em casa nem sempre é uma boa ideia, a menos que estejam guardados em locais com muita proteção. 

Por isso, nesses casos, vale redobrar os cuidados com a segurança local.

6. Rua com pouca iluminação 

Ficar até tarde no trabalho, sair à noite, chegar de viagem de madrugada, sair para ir ao médico de noite, são inúmeras as vezes em que precisamos nos deslocar no período noturno, ou mesmo chegar em casa após o sol se pôr. 

Por isso, se a sua rua não possui uma boa iluminação isso pode gerar certa insegurança para realizar atividades simples no cotidiano. 

Alguns sensores de presença podem ser muito úteis nesse caso. 

7. Ausência de segurança noturno 

Alguns bairros já contam com seguranças noturnos, são guardas remunerados que fazem a vigilância local no período noturno. 

Se o local da sua residência não conta com nenhum monitoramento do tipo, talvez seja o momento de reforçar a segurança do seu lar de outras formas. 

Conclusão

Pequenas mudanças podem tornar a sua vida e a da sua família mais tranquila. Ao analisar os 7 itens citados anteriormente, é possível identificar o quão vulnerável o seu lar está e, assim, é possível definir quais são os próximos passos, pesquisar equipamentos de segurança e quais se adequam melhor à sua realidade. 


Aqui na NetAlarmes possuímos algumas opções que podem ajudar na proteção da sua casa. Confira qual o modelo de câmera de segurança ideal para você!

Voltar ao Topo