Com a grande preocupação em relação a segurança, muitas residências e empresas estão optando pela instalação de cercas elétricas. Desse modo elas ajudam a reforçar a segurança do local contra invasões. Acima de tudo Com a grande preocupação em relação a segurança, muitas residências e empresas estão optando pela instalação de cercas elétricas. Simultaneamente elas ajudam a reforçar a segurança do local contra invasões.
Neste artigo, você vai conferir tudo o que precisa saber antes de instalar a cerca elétrica na sua residência ou empresa. Assim como conhecer seus principais usos, tipos, a lei que regulamenta o uso e o passo a passo para a sua instalação.
Acima de tudo cerca elétrica é um equipamento de segurança que tem como principal função proteger o local de possíveis invasões de pessoas não autorizadas.
A intensidade presente na corrente elétrica da cerca pode provocar efeitos de vários tamanhos. Nesse sentido pode causar de um simples desconforto a uma dor mais aguda, afugentando o invasor.
Antes de tudo é escolhida pelo seu ambiente de uso: residencial, rural ou industrial, com diferentes tensões (volts) para se adequar à necessidade do projeto.
O nome técnico da cerca elétrica é eletrificador, por ter a função de emitir a corrente elétrica pelos fios que correm ao longo do perímetro da propriedade.
Eletrificador possui forte choque não letal
Primeiramente as cerca elétrica podem ser instaladas em diferentes tipos de lugares e com funções específicas. Em todos os casos, a potência do choque é baixa o suficiente para não ser letal e sim dar um susto no invasor.
Como instalar uma cerca elétrica?
Agora que você acompanhou a parte mais teórica sobre a cerca, está na hora de ir para a prática e descobrir como instalar uma cerca elétrica.
Acima de tudo vale lembrar que esse serviço de instalação deve ser feito por um profissional ou uma empresa habilitada e qualificada dentro dos padrões e normas do segmento.
O instalador contratado deve seguir as orientações abaixo:
- O eletrificador de cerca deve possuir certificação do Inmetro.
- Verifique se não tem vegetação próxima de onde será instalada a cerca e procure manter uma distância adequada da mesma.
- Observe a distância mínima de 4 cm entre os cabos de alta isolação e procure não passá-los junto com outros cabos.
- Se atente com a distância entre a central de choque e a cerca elétrica que precisa ter no máximo 70 metros.
- Coloque uma placa de aviso, a chamada placa de advertência para sinalizar a presença da cerca elétrica.
- A instalação da cerca deve ser perpendicular ou então voltada para o interior da residência/empresa e sem vergar.
Primeiramente a escolha do local também é muito importante na hora da instalação da sua cerca elétrica. Porém o local da base do eletrificador deve ter as seguintes características:
- Discreto para não chamar atenção;
- Semiaberto na parte externa da propriedade;
- Protegido contra as intempéries;
- Longe do acesso de crianças ou animais;
- Fácil acesso para possíveis manutenções.
Saiba mais
Câmeras de segurança da marca Intelbras
Sistemas de Segurança eletrônica: 4 dicas para proteger seu imóvel