Idosos em casa e a importância de um sistema de segurança

Idosos em casa e a importância de um sistema de segurança

Pais, avós, bisavós ou mesmo tios, seja qual for o parentesco, idoso em casa precisa ser sinônimo de atenção redobrada. 

Por isso, nesse artigo, vamos falar sobre a importância de uma casa segura para nossos entes queridos na melhor idade e, sobre como um sistema de segurança, seja de câmeras ou alarme, podem ser úteis quando o assunto é zelar pela saúde e bem-estar dos idosos. 

Aumento expectativa de vida

Ao longo dos últimos 100 anos a expectativa de vida mais do que dobrou em todo o mundo, atualmente a média global é de 73 anos. 

Uma mudança impulsionada pela evolução nos últimos anos, como acesso a saneamento básico, novas tecnologias e vacinas. 

De acordo com artigo publicado pelo portal GHZ: “Hoje, a população caminha para a casa dos 80 anos em média. A situação é global: pessoas vivem cada vez mais, o número de centenários cresce. Somos testemunhas do período em que a humanidade é mais longeva.

Com isso, os cuidados nessa fase da vida precisam de um pouco mais de atenção. Isso porque, nessa fase da vida, grande parte dos idosos podem ficar mais vulneráveis e susceptíveis a acidentes domésticos, golpes, entre outros. 

Como aumentar a segurança em casa?  

Cientes da necessidade de mais segurança em casa, é hora de entender por onde começar e o que é preciso nesse processo. 

Cuidados com a casa em geral:

Certifique-se de contar com antiderrapantes nas escadas e rampas, conte com corrimões nas escadarias, evite encerar o chão, deixando-o escorregadio, além disso, mantenha um telefone sempre visível e de forma acessível, para o caso de emergências. 

Outro ponto, são os interruptores de energia inteligentes, facilitando o dia-a-dia dos idosos. 

Evitando locomoções desnecessárias, o dispositivo permite ligar e desligar as luzes do ambiente por meio de um comando de voz.

Além disso, outro avanço tecnológico é o sensor de temperatura, que pode ser instalado na residência do idoso e controlado até mesmo a distância, garantindo um ambiente com clima agradável.


Câmera com detecção de movimento:

Atualmente no mercado também estão disponíveis as câmeras com detecção de movimento, com esse aparelho é possível detectar movimentos no ambiente via notificações em seu smartphone.

Essas câmeras são conectadas via Wi-fi e ligadas apenas na energia, o que gera facilidade e rapidez na instalação. A maioria dessas câmeras aceitam cartão de memória para armazenar as imagens.

Além disso, o dispositivo com microfone acoplado permite conversas simultâneas com o idoso no ambiente, isso devido ao seu sistema de interação por voz.  Todos esses recursos são aliados para trazer mais segurança no dia-a-dia.

Alarmes para monitoramento:

Contar com um monitoramento remoto pode ser muito útil na proteção residencial dos idosos. 

Isso porque, esse tipo de dispositivo pode auxiliar na detecção de incêndios, entradas não autorizadas, portas e janelas abertas, dentre outros. 

Com um simples sinal sonoro e/ou visual, é possível detectar as ameaças e solucionar o problema. 

Porém, no mercado, existem alguns modelos de alarmes, cada um com uma particularidade específica, por isso, separamos abaixo um breve resumo de cada um deles: 

  1. Alarme com sensor magnético: ideal para a detecção de portas e janelas abertas, funciona por meio de um imã, que ao ser desconectado do contato, dispara um alarme para a central. 
  2. Alarme com sensor de movimento: com esse tipo de dispositivo é possível detectar presenças e movimentos no ambiente, ideal para a proteção contra possíveis invasores. 
  3. Sistema de alarme monitorado: por meio desse sistema é possível que uma empresa terceirizada realize o suporte, sendo acionada caso necessário. Nesse caso, é possível integrar os sistemas de detecção magnética, movimento e ainda, de câmeras de segurança, garantindo mais segurança ainda para os idosos do local. 
  4. Sistema de alarme smart: perfeito para quem está inserido no universo de casas inteligentes, o sistema de alarme smart permite monitoramento remoto, monitoramento em tempo real e integração com assistentes de voz. 

Seguindo cada um dos passos citados acima é possível garantir mais segurança e tranquilidade para os idosos. 

Caso deseje conhecer um pouco mais sobre o tipo de alarme ideal, separamos também 2 conteúdos exclusivos sobre o tema: 

Voltar ao Topo