Na hora de escolher um bom equipamento para garantir a segurança da sua residência ou do seu estabelecimento, existem algumas especificações técnicas que é importante saber, para conseguir o máximo de eficiência e proteção.
As câmeras de segurança são um dos equipamentos mais populares e adquiridos, e um de seus aspectos mais básicos e consideráveis são as lentes.
Afinal, elas permitem a gravação de imagens em um hd instalado nos gravadores de vídeos, mas conhecidos como DVR. Hoje, abordaremos mais sobre as lentes para câmera de segurança CFTV.
É importante seguir as indicações de técnicos e profissionais especializados nesses sistemas, mas conhecer, ao menos um pouco sobre essas características ajuda no momento de adquirir corretamente seu equipamento. Entenda a diferença entre cada uma das lentes e saiba qual escolher.
O que é CFTV?
A sigla CFTV significa Circuito Fechado de TV, e representa um dos sistemas mais utilizados e populares entre empresas, principalmente, e propriedades de grande terreno.
Trata-se de um conjunto de monitoramento por vídeo, conectados a um sistema central que exibe e armazena as imagens capturadas em um, ou mais, monitores compartilhados em tempo real.
Esse tipo de segurança eletrônica é muito popular em grandes empresas, para monitoramento interno. As câmeras de vigilância são instaladas em locais estratégicos dentro da propriedade, e fazem a transmissão para monitores, que podem ser acompanhados e guardam as imagens em armazenamentos digitais ou analógicos.
Usualmente, equipes de segurança fazem a supervisão dessas câmeras de segurança através de diversos monitores, uma vez que podem ver quase que instantaneamente o que está acontecendo.
Por ser um sistema bastante utilizado, existem diversos tipos de lentes para suas câmeras de vigilância, que permitem o monitoramento de diferentes ângulos e resoluções, tanto para câmeras analógicas, câmeras ip, quanto câmeras digitais – ambas são usadas pelo CFTV.
Quanto às diferenças das lentes para câmera de segurança CFTV, logo os principais atributos a serem analisados são campo de visão, resolução e distância focal.
3 Principais diferenças entre as lentes para câmera de segurança CFTV
1- Campo de visão
No monitoramento de imagens, o campo de visão é quanto a câmera de vigilância consegue captar, a distância que ela alcance. Existem lentes que permitem um maior alcance, como salas inteiras ou grandes corredores, com uma resolução menor.
Por outro lado, se a necessidade é captar mais detalhes ou rostos, lentes específicas ajudam nessa identificação.
Dependendo da precisão, as lentes podem influenciar no campo de visão alcançado, e, no momento de escolher, leve em conta a demanda.
2- Resolução
Outra diferença que cataloga as lentes para câmera de segurança CFTV é a resolução. Basicamente, a resolução das lentes podem ser divididas entre duas categorias: VGA e Megapixel.
VGA significa Video Graphic Array, ou matriz gráfica de vídeo. Essa configuração é encontrada em câmeras de segurança analógicas, mais antigas, e apresentam uma resolução mais baixa, porém com menor investimento inicial.
Megapixel, por outro lado, são mais populares na maioria das câmeras de segurança, atualmente, e sua resolução já é maior, encontrada em câmeras digitais e tecnologia IP.
Elas possibilitam imagens até mesmo em full HD, mais nítidas, só que com tamanhos maiores, podendo demandar um dispositivo de armazenamento maior.
As lentes VGA e Megapixel influenciam na qualidade das imagens captadas, e também dependem dos demais atributos escolhidos.
Geralmente, estão atreladas ao tipo de câmera de segurança optada, e acompanham um kit, mas também podem ser escolhidas separadamente.
3- Distância focal
Por fim, a distância focal é uma das características mais importantes a serem analisadas em lentes para câmera de vigilância CFTV. Serão elas que possibilitaram o ângulo e, consequentemente, a distância alcançada pelas câmeras e as imagens capturadas.
Um maior ângulo de gravação depende de uma abertura menor da câmera de monitoramento, ou seja, uma distância focal menor. Essa distância também pode ser fixa ou variável, e podem variar de 1.9mm a 12 mm.
Elas podem ser ajustadas manualmente ou pelo próprio equipamento. Quanto menor o valor de distância focal, maior o ângulo que a câmera vira.
Quais as lentes para câmera de segurança CFTV mais comuns
Os principais tipos de lente para câmera de vigilância CFTV são os de distância focal 2.8mm, 3.6mm, 6 mm, 8 mm e 12 mm. Como mencionado acima, quanto menor o valor, maior o ângulo alcançado pelo dispositivo.
Lentes com números maiores possuem altíssima resolução em suas imagens, com grande captura de detalhes nítidos.
O valor de investimento para cada lente também varia de acordo com a sua funcionalidade – lentes que proporcionam maior resolução costumam ser mais caras, assim como para equipamentos mais elaborados.
Como esse sistema é adotado, costumeiramente, por empresas, utiliza-se lentes que possam captar imagens melhores e sistemas de armazenamento maiores, além de um número considerável de câmeras.
Mas também existem sistemas mais básicos de CFTV, como em prédios residenciais e condomínios, onde as lentes cumprem sua função com qualidade razoável e investimento menor.
As principais diferenças entre as lentes para câmeras de segurança em um sistema de CFTV acabam se vinculando a qual equipamento são usadas, e também de acordo com a finalidade para qual são instaladas.
Veja Também
Câmeras de Segurança
Dúvidas sobre Alarme Residencial
Sistemas de Segurança eletrônica: 4 dicas para proteger seu imóvel