Os principais dispositivos de campo em um sistema de monitoração de alarmes são os sensores.
Veremos a seguir as principais tecnologias de sensores utilizados na atualidade.
Sensores Magnéticos
Antes de mais nada os sensores magnéticos são formados por um conjunto de dois elementos: um deles é um ímã e o o outro é uma ampola de material ferromagnético chamada “reed switch”.
Ao se afastar o ímã da ampola reed esta abre um circuito elétrico, atuando como sensor. Ou seja são geralmente utilizados em portas, janelas e gavetas.
Sensores de Vibração
Estes sensores são desenhados para detectar vibrações causadas pelo impacto ou as vibrações causadas por furadeiras e outras ferramentas. Em outras palavras são chamados de sensores sísmicos.
Estes sensores são geralmente utilizados em janelas, caixas automáticos e em cofres.
Sensores de Quebra de Vidro
Estes sensores monitoram o som causado pela quebra do vidro. Atualmente os melhores sensores no mercado possuem analisadores de ruído de modo a analisar o som ambiente e verificar a necessidade real de gerar um alarme.
Ainda assim isto evita que sejam gerados alarmes falsos causados pelo tráfego de caminhões próximos aos sensores.
Sensores de Invasão
Os sensores de invasão são também conhecidos por sensores infra-vermelho ativos. Ou seja trata-se de um par transmissor e receptor de sinais de luz infra-vermelha invisível ao ser humano.
Caso o feixe de luz seja interrompido, será gerado um alarme.
Sirenes
Antes de mais nada as sirenes são dispositivos que emitem sinais sonoros para alertar sobre o alarme acionado pela central de alarmes.
Elas tem efeito dissuasivo sobre o invasor,uma vez que denunciam sua ação e possibilitam que qualquer pessoa próxima acione a polícia.
Central de Monitoramento
Em primeiro lugar a Central de Monitoramento é a responsável por receber e dar o tratamento mais indicado aos sinais enviados pelo Sistemas de Alarme da Segurança Eletrônica.
A central de monitoramento é operada por profissionais capacitados em segurança privada com enfase na segurança eletrônica.
O termo “Central de Monitoramento” refere-se em geral ao local onde é feita a operação, o monitoramento e a administração dos sistemas de alarme e imagens da segurança eletrônica.
Devido as tecnologias atuais dos sistemas de alarme, de captura de imagens e dos software de segurança, uma única central de monitoramento consegue monitorar uma grande quantidade de sistemas de alarme ao mesmo tempo.
Saiba mais
Câmeras de segurança da marca Intelbras
Sistemas de Segurança eletrônica: 4 dicas para proteger seu imóvel
Um comentário em “Sensores dos Sistemas de Alarme da Segurança Eletrônica”
Comentários estão encerrado.